Que o futebol é paixão nacional, não há dúvida. É o esporte preferido de 70% dos brasileiros. Motivos não faltam: é uma experiência completa que conecta as pessoas numa relação de amor e rivalidade, misturando competição, coletividade, força, velocidade, contratos e patrocínios milionários, técnica e muito talento.
Uma pesquisa realizada com mais de 1500 pessoas, “Pinion Copa do Mundo 2022 - CMI”, registrou alguns dados interessantes:
65% dos brasileiros consomem conteúdo sobre futebol
70% afirmam que o futebol se torna o assunto principal em dias de jogos
70% já estão acompanhando alguma notícia sobre a Copa do Mundo
90% pretendem acompanhar a Copa este ano
75% pretendem assistir a todos os jogos da seleção brasileira
95% vão torcer pelo Brasil
E o mesmo estudo aponta a relevância das marcas nesse contexto esportivo, mostrando que investir no tema impulsiona a conexão com os consumidores, a credibilidade e a preferência por elas:
61% valorizam marcas que incentivam o esporte
60% valorizam marcas que incentivam conteúdo que leva entretenimento às pessoas
50% passam a admirar marcas que se associam a grandes eventos esportivos
66% consideram que essas marcas possuem credibilidade
46% passaram a acreditar mais nessas marcas
48% passam a considerar essas marcas nas próximas compras
41% afirmam que a fidelidade a marcas que se associam à Copa aumenta
⚽Futebol é emoção.
A pesquisa ainda mostra que 50% das pessoas relacionam “emoção” à “Copa do Mundo”, enquanto 40% ressaltam “entretenimento” e “diversão”. Investir em ações que reforcem esses atributos é uma aposta promissora.
As expectativas de consumo para os dias de jogos revelam grandes oportunidades de venda de produtos e serviços.
O esporte provoca emoções positivas e relacionar esse sentimento às marcas é irresistível, tanto quanto imperdível. Segundo o "Tracking Sintonia com a Sociedade”, para 69% das pessoas, a Copa do Mundo é um momento em que os brasileiros se unem e deixam as diferenças de lado; para 72% torcer pelo Brasil traz boas memórias de um passado feliz.
Esse efeito positivo foi usado, por exemplo, em uma ação criada para o Unesc, que usou o esporte para valorizar o esforço dos estudantes e criar uma boa imagem do centro universitário perante seu público. O futebol foi usado para abordar as adversidades dos jovens em período pré-vestibular, com uma brincadeira de chute a gol nas escolas de ensino médio da Grande Vitória, distribuindo brindes e revelando craques.
⚽Futebol é determinação.
Para esse aproveitamento comercial, o mercado parece se inspirar no futebol, associando organização, determinação e inovação, e já se observa a movimentação das empresas que se planejaram e estão com suas campanhas na rua ou prontinhas para sair do forno.
A Visa, patrocinadora oficial da Copa do Mundo, em 2022, lançou duas promoções: “Sorte de Craque”, que vai levar três pessoas para assistir aos jogos da competição em um camarote exclusivo, com acompanhante e todas as despesas pagas, e sortear mil bolas de futebol, com o Santander, e “Você Torcendo no Catar”, que vai sortear quatro pacotes de viagens, com acompanhante, e sortear prêmios como TVs e cashbacks de até R$ 500, com a Realize CFI, braço financeiro da Lojas Renner.
Bernardo Pontes, especialista em marketing esportivo, afirma que "quanto mais ativações as empresas fizerem dentro do universo do futebol, maior será a possibilidade de elas estarem em contato com seu cliente potencial. As companhias que não interagirem com esse tipo de universo, certamente ficarão para trás nesse processo de conquista de atenção junto ao consumidor".
De Ativação a gente entende, literalmente, e tem uma boa experiência quando o assunto é futebol. Na Copa de 2018, fizemos um “the wall” de rua, em uma divertida ação com troca de figurinhas e brindes personalizados da Dacasa Financeira, com direito até a locução esportiva.
⚽Futebol é adequação.
A grande questão é que não dá pra sair por aí falando de Copa do Mundo e associando sua marca ao evento que, até pela sua grandiosidade, tem restrições severas em relação ao uso e à associação comercial por terceiros não patrocinadores. Expressões como “FIFA World Cup Qatar 2022”, “FIFA World Cup”, “World Cup”, “Mundial”, “Qatar 2022” são proibidas, assim como usar imagens relacionadas ao evento, como o “Troféu Oficial”, o “Emblema Oficial” e a “Marca Corporativa da FIFA”, em todas as formas de mídia, impressa e digital, incluindo jogos, aplicativos e mídias sociais.
Ainda assim, esse megaevento oferece um mundo de possibilidades. Ações com enquetes sobre os jogos ou curiosidades sobre o tema despertam o clima de competição e fortalecem a conexão entre marcas e empresas. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) estima que serão contratados até cem mil novos trabalhadores até o fim de 2022, em todo o Brasil, aproveitando a Copa e as festas de fim de ano. Nesse setor, já que muitos pretendem assistir aos jogos em companhia de outras pessoas, criar uma boa experiência para que os clientes voltem é um bom caminho. Para outros, investir em ações promocionais e eventos temáticos é uma boa estratégia. Para todos, é importante começar a se planejar o quanto antes.
⚽Futebol é com a Ativação.
Muita coisa pode ser feita dentro do tema esportivo. Gincanas, oficinas, exposições, concursos, jogos educativos, figurinhas, tatuagens, customização de camisetas e acessórios pra pessoas e até pra pets, papel de bandeja que vira game de mesa e trocas de figurinhas da Copa são algumas das ações que farão seus clientes criarem memórias positivas da sua marca.
É só um spoiler do que podemos fazer para aproveitar esse tema tão popular e atraente. Temos várias outras ideias planejadas e detalhadas, só esperando para serem personalizadas com o perfil da sua empresa. Entre em contato para conhecer algumas delas por completo.
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