Se tem uma coisa que a gente ama é criar experiências de verdade, desenvolvendo projetos personalizados para nossos clientes, e já fazemos isso há 15 anos. Surpreender, impactar e criar conexões entre marcas e pessoas é o que nos move, sempre.
O que temos observado por aí é que, cada vez mais, as marcas priorizam empresas multidisciplinares, que reúnem profissionais em um projeto comum, com individualidades e competências distintas, mas com personalidades e qualificações que se complementam.
Sabe por quê? Como já falamos anteriormente, essa diversidade enriquece o trabalho, com trocas e diálogos que favorecem a criatividade e a produtividade. Dessa forma, é possível compreender melhor as necessidades do cliente, agilizar a entrega e potencializar os resultados.
Cada perfil individual, no entanto, varia bastante e costuma ser nomeado com as letras I, T e X. Um profissional com perfil I tem conhecimento profundo e experiência em uma área, e procura aprender e se atualizar dentro do seu campo de conhecimento.
O formato T tem conhecimento profundo em um área específica, perfil multidisciplinar, é capaz de transitar em vários campos e colaborar com outras áreas.
O perfil X combina conhecimento profundo com a credibilidade conquistada a partir das suas experiências como perfil T e é capaz de liderar uma equipe diversa, com excelência.
Existe também uma divisão entre os chamados generalistas, que apresentam talentos, conhecimentos e interesses que se estendem a várias áreas, e os especialistas, que dominam um determinado segmento, porque investiram tempo e dinheiro para aprendizados e experiências.
E não podemos deixar de citar mais dois perfis: os multitarefas, que conseguem executar mais de uma atividade ao mesmo tempo sem perder a qualidade nem a eficiência, e os que exercem múltiplas funções. A pesquisa “Raio-X: Gestão das Agências de Marketing no Brasil”, realizada pela Studio e pela Resultados Digitais, este ano, com profissionais de comunicação de todo o Brasil, mostrou que 65% ocupam cargos de liderança e, entre eles, a grande maioria exerce mais de uma função dentro da agência, fora das ações estratégicas.
Qual perfil é o ideal? Todos têm prós e contras. Cabe a cada empresa definir quais perfis melhor se adaptam à cultura organizacional, ao projeto ou à equipe, equilibrando as habilidades e atividades em prol do melhor resultado.
Assim como os profissionais, as empresas também têm perfis diferentes. Ora elas podem ser multitarefas, ora especialistas. Há 15 anos, criamos projetos de ponta a ponta, partindo do zero, elaborando soluções completas, mas também entramos no processo já com o time em campo, para cuidar da execução de uma ideia pré-concebida ou complementar, como especialista, o projeto de outras empresas.
Do agro ao carro
Para a Rede Gazeta, por exemplo, cuidamos da gestão e produção do evento TecnoAgro 2022, que aconteceu em junho, em Linhares/ES. Além de sermos responsáveis pelos auditórios, palco e site, torres de led, iluminação, espaço instagramável e decoração foram alguns dos itens entregues.
Para a Lupino Produções, fizemos a estrutura para o evento Speed Festival, potencializando sua comercialização e promovendo a captação de patrocínio, além de gerir a produção e auxiliar na execução. O evento aconteceu em Guarapari/ES, em julho. Receptivos, check-in, comunicação visual, buffet, área kids, food park, sonorização, transmissão, mobiliários, brindes e espaços para patrocinadores foram alguns dos itens entregues.
Esses dois foram os projetos mais recentes, mas, há alguns anos, produzimos uma degustação de café nos pontos de ônibus com grande fluxo de Vitória/ES. Foi uma ação de ativação da marca Delta, em parceria com a Ketchum, para que as pessoas pudessem experimentar o café espresso e também conhecer a máquina, com a orientação de uma promotora que, além de convidar à participação e explicar o funcionamento, cuidava da reposição de insumos.
Tem alguma ideia aí que também precisa sair do papel?
Comments